Culto ou Missa ?

Para responder a esta questão é necessário compreender o que significa CULTO. No dicionário, encontramos esta definição: Significado de Culto. substantivo masculino. Homenagem prestada ao que é considerado sagrado ou divino; a maneira através da qual uma divindade é adorada. Com esta definição, compreendemos que CULTO é toda ação em homenagem a Deus, podendo ser um culto público ou privado de adoração a Deus. Quando a Igreja é reunida para adorar e honrar a Deus, ela está prestando um culto de adoração. Na Igreja Anglicana, o culto a Deus envolve toda a ação litúrgica da congregação reunida com cânticos de louvor, leituras bíblicas, sermões e santa ceia. Desde o início até o final torna-se um culto agradável ao Senhor: “Por meio de Jesus Cristo, pois, oferecemos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome.” (Hebreus 13:15).

O culto é prestado exclusivamente a Deus. Na Igreja Anglicana não há culto às imagens, pessoas ou relíquias, pois o Segundo Mandamento de Deus proíbe este culto: “Não as adorarás, nem lhes prestarás culto, porque Eu sou o Senhor, teu Deus.” (Êxodo 20:5) Mesmo que em alguma Igreja Anglicana possa ser encontrada uma imagem de Jesus, de Maria ou dos santos, será apenas como representação e jamais para adoração. O culto principal da Igreja Anglicana é a Santa Eucaristia ou Santa Comunhão. Em alguns lugares é chamado também de santa Missa. A Santa Ceia (comunhão) é uma  parte de toda a celebração de culto a Deus. Portanto, é correto quando se fala Culto de Santa Ceia, pois assim expressa que a Santa Ceia vai acontecer dentro do Culto. O culto de Ação de Graças e a Eucaristia significam a mesma realidade, pois a palavra Eucaristia (palavra grega) significa justamente Ação de Graças, agradecimento a Deus.